Rodaturgia discute a cidade, o teatro e a rua durante 4ª Mostra Tapiri de Breves Cenas e Monólogos

A Mostra traz programação diversificada com espetáculos de artistas locais e convidados de outros estados
Foto: Assessoria
Porto Velho acompanha desde o dia 6 de junho a programação da 4ª Mostra Tapiri de Breves Cenas e monólogos. A mostra é com sucesso de público e surpreende a plateia a cada dia.

No dia 06 Jaque Luchesi (O Imaginário – RO), abriu a programação de breves cenas com Rayuela e em poucos minutos contou a história de uma mulher e sua busca pelo amor, sempre cercada de desilusões. Logo em seguida a Kiwi Companhia de Teatro apresentou “Três Metros Quadrados” que trouxe como tema a ditadura militar, uma intervenção que chamou a atenção para fatos históricos que não podem ser esquecidos, despertando o posicionamento crítico do público sobre o assunto.
Rayuela, com Jaque Luchesi
Três Metros Quadrados com Fernanda Azevedo

“História de Rita” (Grupo Teatral Sentidos – RO), foi a breve cena apresentada no dia 07 de junho. A atriz Téo Nascimento trouxe à cena sua observação pessoal e transmitiu a força do universo feminino. A atriz explicou que as breves cenas apresentadas são partículas de um espetáculo e que no seu caso surgiu de uma oficina e de experiências particulares onde tentou resumir em 12 minutos os principais acontecimentos. “A breve cena te dá essa oportunidade, de criar, de construir, de saber que você pode aos poucos ir fazendo e que ao mostrar você absorve também uma série de informações.”

Teo Nascimento em "História de Rita"
Foto: Assessoria
 A personagem Zahara, de “Tabule” (Cia Peripécias de Teatro – RO), levou a platéia ao riso e a reflexão com sua trajetória de sofrimento, que inicia por ter nascido mulher. Flávia Soares, acadêmica de direito disse que adorou o espetáculo e que sempre prestigia a programação artística em Porto Velho. “Cada oportunidade que tem, no Sesc ou em qualquer lugar, a gente sempre está aqui porque eventos desse tipo e apresentações desse nível que eu acho excelente, sem precisar pagar, eu acho que ainda tem muito pouco na nossa cidade”.
Junior Lopes como Zahara em "Tabule"
Foto: Assessoria
Em 8 de junho Rafael Barros deu vida a Joana/João na breve cena (TRANS)formação (Núcleo Atores Ativos - RO) e levou o público a refletir sobre o universo trans. Em seguida foi a vez de Narciso Telles (Coletivo Teatro da Margem – MG), comover a platéia contando a história do seqüestro de crianças durante a ditadura argentina. Camila Morais, que foi convidada por amigos e pela primeira vez foi ao teatro descreve a experiência como uma mistura de sentimentos. A fisioterapeuta Caroline Leal disse que achou o espetáculo maravilhoso. “Eu que não participo de teatro, achei bem legal e diferente”, disse.
Rafael Barros em (TRANS)formação
Foto: Assessoria
Narciso Telles em "Potestade"
Foto: Assessoria 
Alexandre Falcão (UNIR – RO), abriu  noite de espetáculos de terça-feira (09), com a breve cena “Eu já fui rio”, um alerta para a degradação ambiental interpretada de forma visceral. O ator, também é professor do Curso de Teatro da Unir, disse que mostras como essas são importantes, por favorecer e incentivar acadêmicos a participar e mostrar seus trabalhos. Alexandre Falcão chama a atenção também para o fortalecimento da cultura local. “Esse evento é imprescindível para enriquecer a cena cultural, todo lugar precisa de eventos como esse para promover o encontro entre os artistas locais e os artistas convidados e também para que o público tenha a oportunidade de ver essa diversidade de trabalhos, de linguagens diferentes e enfim possa sair estimulado a também replicar isso, criar novas produções ou mesmo formar e trazer cada vez mais público para o teatro e que essas provocações que a gente está fazendo e ouvindo aqui, que elas possam reverberar pela sociedade”

Alexandre Falcão em "Eu já fui rio"
Foto: Assessoria
Na mesma noite “Filemon”, com Rodrigo Vrech (Beradeira Companhia de Teatro – RO) contou histórias de amor e vida em um diálogo intimista com a platéia. Foi essa proximidade que conquistou a publicitária Lívia Corassa que gostou bastante do espetáculo. “Essa interação com o público é muito importante, você se sente fazendo parte da peça também e apesar de ser um monólogo não é cansativo, o tempo inteiro você está atento com o ator te envolvendo e eu achei que é complicado você definir exatamente quem é o ator, o que é personagem e isso deixa mais interessante ainda a história”, disse.
Rodrigo Vrech em Filemon
Foto: Assessoria
Rodaturgia
A 4ª Mostra Tapiri de Breves Cenas e Monólogos estimula o diálogo entre os grupos e promove dia 12 de Junho o Ciclo de Debates denominado Rodaturgia, que amplia o debate e promove troca de experiências entre realizadores de  projetos artísticos na área das artes cênicas. Um convite para integração de grupos e discussão da relação entre o teatro, o público e a cidade. O encontro será realizado no Tapiri, aberto a todos que quiserem participar.

Programação
A programação da 4ª Mostra Tapiri de Breves Cenas e Monólogos continua até o dia 14 de Junho. A entrada é gratuita e acontece no Sesc Esplanada com distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo.

Serviço
4ª Mostra de Breves Cenas e Monólogos
Data: 10 de Junho
Breve Cena: O JARDIM DAS CEREJEIRAS, com Agrael de Jesus e Vavá de Castro
Curso de Teatro da Unir (RO)
Horário: 19h30 
Classificação: Livre
Monólogo: DIÁRIO DE UM LOUCO 
Cia Novo Ato (GO)
Horário: 20h
Classificação: Livre

Data: 11 de Junho
Breve Cena: TRÊS DE SEMPRE com Edmar Leite, Flávia Diniz e Bruno Selleri
O Imaginário (RO)
Horário: 19h30
Classificação: 14 anos
Monólogo: PÁSSARO FORA DO AR com Cláudio Zarco
Núcleo Curare (RO)
Horário: 20h
Classificação: 16 anos

A Mostra é uma realização do O IMAGINÁRIO, com patrocínio da CAIXA e apoio do Sistema Fecomercio/SESC/RO e Prefeitura de Porto Velho/Fundação Cultural de Porto Velho.


Para acompanhar a programação da 4ª Mostra Tapiri Breves Cenas e Monólogos, acesse o http://tapirioimaginario.blogspot.com.br/ ou pelo facebook: O Imaginário RO.

¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Visitas

Tapiri Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger