Cinco apresentações de dois espetáculos teatrais e uma oficina gratuita movimentam a programação cultural de Porto Velho nesta semana. O grupo Teatro Experimental de Alta Floresta, de Mato Grosso, chega à capital após se apresentar em Manaus na Mostra Comemorativa dos 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia, e em Porto Velho a programação começa na terça-feira (18), com a peça Dom Quixote. De quarta a sábado é a vez do espetáculo A Santa Joana dos Matadouros, que será apresentada no Tapiri, sede do Grupo O Imaginário e no Teatro Um do Sesc Esplanada. A oficina gratuita acontece no sábado pela manhã.
Espetáculos
Dom Quixote, clássico livro de Miguel de Cervantes, é encenada com adaptação e direção de Horácio Manuel e texto de José Antônio da Silva, a partir da obra de Cervantes. De tanto ler com muito prazer e entusiasmo descomunal uma grande quantidade de romances de cavalaria, o fidalgo Alonso Quijada cria para si um mundo fantasioso e irreal e sai pelo mundo completamente alienado e fora de seu contexto social. Se autodefine como um cavaleiro andante e escolhe para si o nome de Dom Quixote de La Mancha. Para compor o seu universo imaginário transforma seu frágil cavalo num belo e corajoso animal capaz de enfrentar grandes desafios; prepara suas armas, vê numa camponesa a amada que todo cavaleiro andante precisa ter para dar razão às suas conquistas, convence um lavrador humilde para lhe servir de escudeiro e começa suas andanças em busca de aventuras.
A Santa Joana dos Matadouros, peça escrita por Bertolt Brecht entre os anos de 1928 e 1931, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado. Em cena, sete atores mostram a história de uma jovem militante do movimento cristão que trabalha em prol dos pobres e oprimidos e o seu envolvimento e da sua igreja com o universo de um empresário ambicioso que detém monopólio do gado e da carne. Mostram, em tempos de crise e greves, o funcionamento do sistema de produção de carne e de como isso afeta a vida dos empresários e operários.
A classificação da peça é de 14 anos. Serão 4 apresentações: quarta e quinta-feira no Tapiri, às 20h com contribuição voluntária (o expectador contribui com a quantia que desejar); sexta e sábado no Teatro Um do Sesc Esplanada, também às 20h, com entrada franca.
Oficina teatral
Tertúlia Teatral é a denominação da oficina gratuita que o grupo vai ministrar no sábado, das 9 às 13h no Tapiri. Será um momento de intercâmbio e compartilhamento dos modos de produção, pesquisas e a realidade de coletivos teatrais, além de discutir sobre o processo de montagem de A Santa Joana dos Matadouros e seu diálogo com a realidade amazônica. Em um sengundo momento, serão realizados exercícios práticos com as técnicas utilizadas pelos atores na montagem da peça. As inscrições serão realizadas pelo e-mail tapiri.oimaginario@gmail.com e são disponibilizadas 20 vagas.
Espetáculo: DOM QUIXOTE
Classificação: Livre
Data: 18/02 (terça)
Horário: 20h
Local: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas
Ingressos: Contribuição voluntária.
Espetáculo: A SANTA JOANA DOS MATADOUROS
Classificação: 14 anos
Data: 19 e 20/02 (quarta e quinta)
Horário: 20h
Local: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas
Ingressos: Contribuição voluntária.
Data: 21 e 22/02 (sexta e sábado)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Um do SESC/Esplanada - Avenida Presidente Dutra, 4175, Olaria
Entrada Franca
TERTÚLIA TEATRAL
Data: 22/02 (sábado)
Horário: 9 as 13 horas
Local: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas
Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.
0 comentários:
Postar um comentário