Oficina "Criação de Números Cômicos"


O IMAGINÁRIO e Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, através da Coordenação de Circo oferecem:

Oficina de Capacitação em Artes Cênicas/Circo: “Criação de Números Cômicos”. Procedimentos e Condutas para a Construção do Riso.

Local: TAPIRI (Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas).
Data: 18, 19, 20 e 21 de abril.
Horário: nos dias 18 e 19, será das 19 às 22 horas. Já nos dias 20 e 21, o oficina acontecerá pela manhã e tarde, das 9 às 12 e das 15 às 18 horas.
Vagas: 20 - com preferência para os alunos do Curso de Teatro do Tapiri
Inscrições grátis, pelo email: tapiri.oimaginario@gmail.com


“CRIAÇÃO DE NÚMEROS CÔMICOS”
Procedimentos e Condutas para a Construção do Riso


APRESENTAÇÃO

Muitos estudos têm sido realizados sobre o Riso no decorrer da história. Fala-se a todo canto da importância do Riso na vida cotidiana, mas muito pouco tem se falado sobre como fazer Rir. O princípio da arte do Riso não está no que se diz, mas no como se diz. Todo artista trabalha, acima de tudo, com a sua percepção, quando a atinge verdadeiramente, a arte torna-se provocadora, transformadora, e uma vez que ele encontra no inconsciente não apenas sua individualidade, mas também os elos que o une aos outros, é aí que se encontra o ponto de partida e, paradoxalmente, o ponto de chegada da Arte do Riso.

Para que o Riso ocorra, há que se estabelecer entre artista e platéia uma relação de cumplicidade. O público somente chega ao estado permissivo em que libera este seu universo interior das barreiras que o protegem em forma de Riso, no momento em que percebe que o artista também o fez e descobre-se capaz de se libertar das restrições que a sociedade impõe aos nossos sentimentos e emoções.

Esta oficina tem como base teórica os conceitos de Freud sobre as Espécies do cômico e as teorias sobre as Ações Físicas de Stanislavski, transpostas para a construção de ações cômicas. Resultado do projeto de mestrado desenvolvido por José Regino na Universidade de Brasília e as vivências dos artistas do Grupo de Teatro Celeiro das Antas junto aos mestres da Arte do
Riso e suas experiências adquiridas nas diferentes montagens de espetáculos cômicos.
OFICINEIRO
Zé Regino (Brasília). Palhaço, Arte Educador, Bonequeiro, Diretor e Ator de Teatro, Cenógrafo e Figurinista, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte em Processos Composicionais Para a Cena pela Universidade de Brasília (UnB), concluído com a dissertação “A Dramaturgia da Atuação Cômica - O Desempenho do Ator na Construção do Riso”. Em Brasília fundou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas. É professor na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Foi professor de Direção Teatral no Departamento de Artes Cênicas da UnB, consultor técnico em Arte Educação da UNESCO atuando no Ministério do Meio Ambiente. Participou com seus trabalhos de festivais em vários estados do Brasil, Espanha, EUA, Portugal, Itália, Alemanha e Malta. Na sua formação de palhaço foi aluno de Carlos Tamanini.

OBJETIVOS

Esta oficina se propõe a trabalhar com artistas que queiram adquirir técnicas, ou aprofundar suas experiências com os procedimentos e condutas utilizadas na construção de números e cenas cômicas, dando início à um processo que pode vir a gerar um caminho mais consciente e autônomo para um melhor desempenho na arte de fazer Rir.

CONTEÚDO

Método das Ações físicas na construção do cômico.
Espécies do cômico e seus diferentes funcionamentos na mente humana.
Diferentes conceitos sobre o riso, alguns equívocos e grandes acertos.
Ambientes favoráveis e desfavoráveis para a construção do cômico.
Humor físico e humor verbal.
Técnicas de improvisação com objetos, em dupla e em trio.
O tradicional jogo entre Branco e Augusto.
A diferença entre cena, número e jogo.
O trabalho com as habilidades excêntricas.
A realidade como referência na construção cômica.

METODOLOGIA

Aulas práticas-teóricas constando de: trabalhos corporais, neutralidade dinâmica como forma de ampliar a consciência corporal, jogos e técnicas de improvisação para desenvolvimentos de uma idéia cômica, construídas a partir de situações dramáticas e de jogos de relações com objetos e com o parceiro de cena.

PÚBLICO ALVO

Pessoas que tenham iniciação na arte de fazer rir, palhaços, atores cômicos, comediantes e diretores de teatro.

Obs: Os alunos devem comparecer vestidos com roupas adequadas para o trabalho físico e portando os seus objetos de trabalho e figurinos que por ventura já utilizam em seus trabalhos.

www.zeregino.blogspot.com
www.celeirodasantas.art.br

¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Visitas

Tapiri Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger